Boca masculina rangendo os dentes

O que é bruxismo?

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais recorrente, durante o sono. O Bruxismo não representa necessariamente uma contraindicação absoluta para implantes. O primeiro passo é reconhecer a condição antes que o tratamento seja realizado.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas relacionados ao bruxismo devem ser averiguados na primeira consulta. São eles:

• dores de cabeça constante;
  • história de restaurações e dentes fraturados ou desgaste excessivo dos dentes;
  • desconforto no maxilar ao acordar;
  • hipertrofia dos músculos faciais ( masseter e temporal);
  • aumento da mobilidade dentária relacionada ao trauma;
  • abertura de boca limitada.

Tratamento

O paciente bruxômano nem sempre chega ao consultório com queixas clássicas, como desconforto ou dor, mas sim com queixas estéticas.
O plano de tratamento e o planejamento devem ser feitos para devolver não só a estética, mas a função muscular e mastigatória perdidas com o distúrbio.Geralmente, isso é feito através de placas que se encaixam nos dentes e ajudam a manter a mandíbula em uma posição apropriada.

Após o tratamento, são medidas que os profissionais adotam para dar continuidade aos resultados obtidos:

• instalação de implantes adicionais e com diâmetro mais largo;
  • reposicionamento mandibular adequado;
  • uso de placas miorrelaxantes continuamente.

Em casos mais severos, a aplicação de Toxina Botulínica (Botox) de seis em seis meses é a mais indicada.

Lembrando que o Dentista trata apenas os sinais e sintomas do hábito e não o bruxismo de fato. Essa condição é multifatorial e deve ser avaliada pelo médico. Na Vittal Odontologia, clínica odontológica na Tijuca, você encontra uma equipe dedicada ao seu caso. Entre em contato e marque a sua consulta!