Cáries: mesmo com uma boa higiene bucal, elas ainda são um risco?

Um dos problemas bucais mais comuns são as cáries. Essa é uma doença infecciosa que, quando não devidamente tratada, pode levar a consequências sérias, como a destruição total do dente no qual a lesão aparece.

A má higiene bucal é tipicamente atrelada ao aparecimento das cáries, mas será que essa é a única causadora? Afinal, existem outras coisas que podem ser responsáveis pelo aparecimento dessa doença?

Para te ajudar a entender mais sobre esse assunto tão importante, escrevemos esse artigo para você! Quer saber mais sobre essa doença e como fazer para preveni-la? É só continuar lendo!

Mesmo com uma boa escovação, as cáries ainda podem aparecer?

Primeiramente, é necessário entender qual é a relação de uma boa escovação com as cáries. Fato é que as cáries aparecem comumente quando o paciente não realiza uma boa higiene bucal, isso porque a negligência acaba não removendo completamente a placa bacteriana dos dentes, o que, por sua vez, contribui para o aparecimento das tão temidas cáries.

Ainda assim, mesmo quando a pessoa crê que mantém uma rotina de higiene bucal adequada, pode acontecer das cáries aparecerem. Um dos motivos pode ser que, por mais que superficialmente a higiene pareça proveitosa, pode não ser completamente apropriada.

Por isso, é sempre bom reforçar que não basta apenas uma boa escovação, mas também o uso frequente de fio dental e a implementação do uso do enxaguante bucal à sua rotina de cuidados. Isso porque as cáries só aparecem quando há placa bacteriana envolvida, e a forma mais fácil de fugir disso é mesmo com uma higiene bucal primorosa.

Outros fatores que contribuem para seu aparecimento

Ainda que a higiene bucal seja a principal causadora da doença, existem outras coisas que podem contribuir para o aparecimento das cáries. Uma delas é a morfologia dos dentes, ou seja, quando estes contam com anomalias em sua forma, o que pode acabar dificultando a sua devida limpeza.

Além disso, a genética também exerce papel nesse problema, já que algumas pessoas podem contar com problemas na formação do esmalte dos dentes, o que acaba deixando-os mais vulneráveis para o aparecimento de cáries.

A alimentação também precisa ser levada em conta. Os carboidratos contribuem para conferir energia provinda de fermentação para os microrganismos responsáveis pelas cáries, e assim, quando seu consumo é elevado, os riscos do aparecimento da doença se tornam maiores.

Afinal, como prevenir as cáries?

Ao fim deste artigo, podemos concluir que, por mais que hajam outros fatores importantes a serem considerados, a forma mais fácil de prevenir as cáries é só uma: manter uma boa higiene bucal e sua rotina de visitas ao dentista em dia!

Dessa forma, o seu profissional de confiança poderá te instruir acerca dos cuidados que devem ser tomados, te ajudar a manter uma rotina de higiene adequada e, claro, remediar o aparecimento de qualquer cárie, antes que ela se torne um problema mais grave.

A saúde bucal é de suma importância para toda a nossa qualidade de vida, e quanto mais aprendermos sobre isso, mais fácil será mantê-la em dia. Para te ajudar nessa tarefa, pode contar conosco! Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados a sua saúde bucal? Confira os outros posts do nosso blog!