Pessoa segurando prótese dentária | Prótese dentária fixa x móvel

Prótese dentária fixa x móvel

As próteses dentárias são usadas para substituir tecidos bucais ou dentes que foram perdidos. São indicadas para reabilitação oral: fonética, mastigatória e estética. Existem, principalmente, dois tipos de próteses: removível e fixa.

Prótese dentária removível

São feitas de acrílico e no formato da boca, costumam ter a coloração rosa que se assemelha a cor da gengiva. A parte de cima é fixada junto ao céu da boca e a parte de baixo tem formato de “u”, deixando espaço para a língua. Elas são produzidas por um protético e moldadas pelo próprio dentista. Existem dois tipos:

Prótese dentária removível total

Também conhecida como dentadura, é indicada em casos que o paciente teve perda total dos dentes. Quanto maior a quantidade de ossos remanescentes e gengiva melhor será a adaptação.

Prótese dentária removível parcial

Encaixada na boca por meio de grampo, também é conhecida como ponte móvel. É indicada em casos em que o paciente perdeu apenas alguns dentes ou em outros casos mais gerais quando a prótese dentária total não é a melhor opção .

Cuidados com a prótese removível

A higienização da prótese é importante tanto para a saúde bucal do paciente quanto para a durabilidade da peça. Por isso, deve-se retirá-la e escová-la sempre após as refeições e manter as visitas ao dentista em dia, porque, com a falta dos dentes, a perda óssea é maior, e se a prótese não estiver correta ocasionará danos à boca.

Na alimentação, é indicado que alimentos duros ou pegajosos sejam evitados a fim de evitar quebras e maior desgaste da peça.

Prótese dentária fixa

É o tipo de prótese que mais se assemelha aos dentes naturais, tanto na funcionalidade quanto na estética. Ela é indicada para pacientes que não podem ou não querem fazer implante dentário e também aos que têm restrições cirúrgicas. Existem 4 tipos:

  • Ponte: é utilizada para substituir o dente perdido, fixada com ajuda de outros dentes.
  • Coroa: é utilizada para cobrir parte ou totalmente um dente danificado.
  • Bloco: quando o dente sofreu pouca perda, é feito uma restauração.
  • Prótese fixa sobre implante: funciona igualmente a coroa ou a ponte, porém é feita sobre o implante e não sobre o dente.

Cuidados com a prótese fixa

Os cuidados com as próteses fixas são semelhantes aos cuidados com os dentes naturais, escovação adequada dos dentes e utilização do fio ou fita dental. Em alguns casos, a utilização de escovas interdentais ajudam na higienização.

Como com as próteses fixas, os mesmos alimentos devem ser evitados para maior durabilidade.

Duração das próteses dentárias

É difícil dizer quanto tempo uma prótese pode durar, depende dos hábitos de cada paciente, como higienização, alimentação e manutenção. Se houver o cuidado recomendado, elas podem durar anos.

Qual das duas é mais indicada?

Antes de optar por uma ou por outra, deve-se avaliar o histórico médico do paciente, escolhendo a que atenda as necessidades do paciente dentro do estado de saúde e de fatores biológicos e monetários. As fixas têm os melhores resultados estéticos e são mais confortáveis e ajudam na preservação da estrutura dentária. As móveis são mais rentáveis.

Quanto tempo leva para adaptação da prótese?

O tempo para se habituar à prótese dentária varia de acordo com cada paciente. No começo, elas podem causar um certo desconforto, principalmente as removíveis, podendo haver dificuldade ao falar e ao comer, além de pequenas irritações e excesso de saliva. Em caso de muita irritação ou ferimentos, consulte imediatamente o dentista para que ele faça os ajustes necessários.

 

A prótese dentária tem como função a restauração bucal. É muito importante que seja feita de maneira correta e com um profissional qualificado, pois através dela as funções dos dentes são restabelecidas. Na Vittal, clínica odontológica na Tijuca, você conta com profissionais capacitados para realizar seu tratamento de prótese dentária, fixa e móvel, e tirar todas as suas dúvidas. Agende uma consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *