Paciente e dentista | Qual a importância de visitar o dentista regularmente?

Qual a importância de se fazer visitas ao dentista regularmente?

Muitas pessoas não entendem ou negligenciam a recomendação de fazer visitas ao dentista regularmente. Mas será que você sabe os riscos que está correndo caso fique muito tempo sem uma revisão na saúde bucal? Entenda melhor a importância de ir ao dentista e cuide-se!

Por que fazer visitas regulares ao dentista?

A maioria das pessoas sabe o quão é importante fazer um check-up anual da saúde, certo? Procuram um clínico geral, ginecologistas, e urologistas no caso dos homens, mas muitos se esquecem de que o dentista também é um profissional que deve ser visitado com frequência. De preferência de 6 em 6 meses para que ele possa acompanhar a sua saúde bucal e diagnosticar a tempo caso haja algum problema.

O que o dentista avalia nas consultas?

Durante a consulta, o dentista avalia a boca como um todo: dentes, gengiva, língua e bochechas, além da porção externa da cabeça e pescoço atuando na prevenção de problemas como cáries, doenças de gengiva e demais infecções .

Mesmo sabendo da importância de um acompanhamento do especialista, as pessoas só o procuram em casos onde o corpo dá o alerta de que algo não está bem. Ao sentirem dores, sangramentos, presença de feridas e sensibilidades nos dentes, por exemplo, é que buscam ajuda, e aí o problema toma uma proporção muito maior. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, mais eficaz será o tratamento.

Os cuidados também devem ser mantidos em casa.

Como falamos, é muito importante fazer visitas ao dentista de 6 em 6 meses, porém é fundamental manter alguns cuidados diariamente, como:

Fazer uma correta higienização da boca

Fazer uma escovação correta 3 vezes ao dia, que é o primeiro passo para manter a saúde bucal em dia. Após as principais refeições, é fundamental escovar os dentes e utilizar o fio dental para uma limpeza completa. Além disso, vale lembrar da importância de limpar a língua para evitar que bactérias se acumulem, e consequentemente, evitar o mau hálito.

Trocar a escova de dentes no período correto

A escova de dentes e o fio dental são os aliados da limpeza da boca, língua e dos dentes. Mas muitas pessoas esquecem da necessidade de trocar a escova de dente de tempos em tempos. Os especialistas recomendam a troca a cada 3 meses ou quando as cerdas deformarem. O utensílio precisa estar em boas condições para trabalhar corretamente na limpeza dos cantinhos e ao redor dos dentes para a remoção de tártaro e placas bacterianas.

Onde realizar uma consulta de rotina?

A Vittal, clínica odontológica na Tijuca , é uma clínica multidisciplinar que atua na prevenção, além de implantes, clareamento, facetas, aparelhos ortodônticos e mais. Agende uma consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *