homem negro sorrindo segurando sacola de papel com frutas e legumes dentro | Como a alimentação pode influenciar na saúde bucal?

Como a alimentação pode influenciar na saúde bucal?

Para manter uma boa saúde, fazer exercício regularmente e ter uma dieta equilibrada são fundamentais. Sua alimentação afeta todo o seu corpo, inclusive a boca. Para ter uma saúde bucal ideal, além de escová-la e passar o fio dental todos os dias, sua dieta deve ser rica em alimentos que possuem nutrientes que são necessários para o corpo. O resultado da insuficiência de algum desses nutrientes pode ser notado, em muitos casos, primeiramente na boca.

Alimentos que prejudicam a saúde bucal

Não é só a falta de determinado tipo de alimento que pode comprometer a saúde bucal. A ingestão de certos alimentos também pode causar danos à boca, veja alguns exemplos:

Açúcares

O açúcar em geral – e principalmente o contido em doces, balas e refrigerantes é um grande vilão. Ele proporciona o maior aparecimento de bactérias na boca, resultando em cáries.

Carboidratos

Assim como os açúcares, os carboidratos são fonte de energia para bactérias, que se reproduzem ecausam as cáries. As cáries, por sua vez produzem substâncias ácidas que corroem o esmalte do dente.

Frutas cítricas

Apesar de serem ricas em vitamina c, que faz muito bem aos dentes, as frutas cítricas possuem ácidos altamente corrosivos aos dentes.

Café

O ácido do café em contato com o dente corrói o esmalte deixando-os mais desprotegidos e propensos a manchas ocasionadas tanto pelo café quanto por outros alimentos que possuem coloração forte.

Álcool

As bebidas alcoólicas possuem substâncias que fazem mal a boca, dentes e gengiva, além de inibir a produção de saliva, aumentando as chances de surgimentos de cáries, uma vez que a saliva ajuda a solver restos de alimentos.

Alguns alimentos são difíceis de serem evitados.Em todo caso, recomenda-se que após a ingestão de alimentos se realize a higienização da boca através da escovação ou bochecho com água.

Alimentos que ajudam na saúde bucal

Os dentes e gengiva podem contar com a ajuda de alguns alimentos, principalmente os que têm alto teor de vitamina C e fibras, como a goiaba, que estimula a produção do colágeno e ajuda na cicatrização da gengiva e na autolimpeza. Outros alimentos também contribuem para uma boca saudável, são eles:

Chá

Os chás Verde e Preto possuem antioxidantes que ajudam a combater a erosão e reforçam a defesa dentária, auxiliando na prevenção da periodontite (processo inflamatório da gengiva) e cárie.

Leite, queijos e iogurte

O leite é a principal fonte de cálcio, fósforo e ácido lático e tem como função a fortificação dos ossos. Na infância, ajuda no desenvolvimento dos dentes, reveste e protege de ácidos. A vitamina D é uma grande aliada, pois ajuda a promover a absorção do cálcio pelos ossos e dentes. Ela é encontrada, por exemplo, em peixes como sardinha, atum e salmão.

Maçã

Alimentos como maçã, cenoura e pêra ajudam na limpeza da superfície dos dentes. O atrito que eles fazem é responsável por isso, além de serem ricos em fibras que promovem a remoção de placa bacteriana e resto de alimento que ficam na boca.

Chicletes sem açúcar

Mascar chiclete estimula as glândulas salivares e com isso ajuda na limpeza, mas fique ligado: somente os chicletes sem açúcar e que possuem xilitol trazem benefícios. O xilitol é um adoçante natural que ajuda na diminuição de bactérias que ficam na cavidade bucal.

Castanha-do-Pará

A castanha cria uma proteção em torno do dente, impedindo a proliferação de bactérias que grudam no dente e se transformam em cáries.

Além de ter uma boa dieta e consumir os alimentos citados, é necessária uma higiene bucal diária. Para isso escovar os dentes corretamente e passar o fio dental, pelo menos uma vez ao dia, é essencial para ter uma boca saudável.Aliado a tudo isso, o dentista deve ser visitado a cada seis meses. A Vittal, clínica odontológica na Tijuca, oferece todos os serviços de prevenção, além de clareamento, facetas, ortodontia e mais. Agende uma consulta!