Antes e depois do clareamento dentário | Como tratar os dentes amarelados?

Como tratar os dentes amarelados?

Escovar os dentes e usar fio dental diariamente pode não ser suficiente para quem deseja manter os dentes sempre branquinhos. Alguns alimentos podem contribuir para deixar os dentes manchados e amarelados, pois possuem forte pigmentação e, por isso, devem ser consumidos com moderação.

O que causa dentes amarelados?

O surgimento de dentes amarelados ocorre por conta da atuação de determinados alimentos, bebidas, medicamentos e hábitos ao longo da vida. Com o passar dos anos, os dentes permanentes apresentam uma propensão natural a escurecer ou ficar amarelados, pois a camada de esmalte dentário que reveste a coroa dos dentes vai sofrendo um desgaste natural. Dentre as principais causas do amarelamento dos dentes, estão:

Genética

Pode contribuir para que algumas pessoas tenham dentes amarelados desde a infância.

Alimentos e bebidas

Determinados tipos de alimentos e bebidas que possuem corantes fortes e acidez podem levar ao escurecimento dos dentes, uma vez que essas substâncias tendem a ser absorvidas pelo esmalte.

Má higiene bucal

A falta de escovação dos dentes e do uso diário de fio dental contribuem para que os dentes fiquem amarelados.

Tabagismo

A grande quantidade de substâncias tóxicas presentes nos cigarros é uma dos maiores responsáveis pelo escurecimento dos dentes, causando manchas.

Uso de aparelhos ortodônticos

Em alguns casos, durante o uso de aparelhos ortodônticos pode ocorrer o escurecimento superficial e maior pigmentação dos dentes devido à dificuldade de higienização. Essa pigmentação, posteriormente, pode ser removida com facilidade pelo dentista.

Traumas/acidentes

Dentes danificados, que sofreram desgaste ou que possam ter quaisquer tipos de sangramentos podem ter alteração da cor.

Dentinogênese imperfeita

É uma alteração morfológica da estrutura dentária que provoca descoloração dos dentes. Os dentes são também mais fracos do que o normal, tornando-os mais expostas ao desgaste rápido, quebra, e de perda.

Uso de antibióticos (tetraciclina)

Trata-se de uma alteração comum dos dentes por uso em excesso de um antibiótico chamado tetraciclina. São manchas que podem ser de cor amarela ou marrom acinzentada, normalmente atingindo um grupo de dentes. A causa está relacionada ao uso de tetraciclina durante o período de calcificação dos dentes.

Alimentos que mancham os dentes

Como dissemos anteriormente, alguns alimentos e bebidas possuem uma forte pigmentação, e quando consumidos em excesso podem manchar os dentes. Comidas excessivamente ácidas também agravam o quadro.

Os principais alimentos que mancham os dentes são:

  • Café
  • Açaí
  • Beterraba
  • Molho de soja (shoyu)
  • Catchup
  • Molho de tomate
  • Suco de uva
  • Vinho
  • Refrigerante
  • Frutas cítricas como limão, laranja e abacaxi
  • Bebidas alcoólicas

Cuidados após consumir alimentos pigmentados

Um dos cuidados após a ingestão de alimentos muito ácidos ou com forte pigmentação é fazer um bochecho com água, além de esperar de 10 a 20 minutos para realizar a escovação. Dessa maneira você evita a abrasão das superfícies desmineralizadas, e permite a ação remineralizadora da saliva.

Como evitar que os dentes fiquem amarelados?

A prevenção do escurecimento dos dentes é feita através da correta higiene oral, que envolve essencialmente uma boa escovação dos dentes junto ao uso do fio dental. Realizar uma alimentação rica e equilibrada, ingerir bebidas alcoólicas com moderação e evitar o consumo do cigarro são condutas recomendadas para manter a saúde bucal em dia. Fazer visitas regulares ao dentista, de preferência de 6 em 6 meses, também é muito importante para realizar a limpeza profissional, capaz de remover tártaros e placas bacterianas.

Quais os tratamentos para clarear dentes amarelados?

Quando os dentes já estão manchados ou amarelados, uma opção para resolver esse problema é o clareamento dentário. O procedimento oferece a possibilidade de clarear os tecidos mais internos dos dentes por meio da ação oxidante do peróxido de hidrogênio, que quebra as moléculas de pigmento em moléculas menores, favorecendo a reflexão de luz.

Quais os tipos de clareamento que existem?

Existem duas técnicas de clareamento. O dentista irá avaliar cada caso e indicar a que mais se adequa ao paciente.

  • Clareamento caseiro: é realizado pelo paciente em casa e supervisionado pelo dentista. É feita uma moldeira personalizada de silicone, que serve para colocar um gel clareador. Ela deverá ser usada em um período que varia de 30 minutos a 8 horas.
  • Clareamento a laser: é um procedimento feito no consultório, pois o gel utilizado tem uma concentração mais elevada de peróxido de hidrogênio.

É indispensável a avaliação de um especialista para que ele possa recomendar o tratamento mais indicado para o seu caso, garantindo resultados satisfatórios.

Na Vittal Odontologia, clínica odontológica na Tijuca , você conta com profissionais capacitados para realizar os tratamentos de clareamento com a segurança e qualidade que você merece. Estamos localizados na Tijuca, na Rua Haddock Lobo, 210, sala 903. Agende uma consulta e conheça-nos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *