A mulheres grávidas necessitam de cuidados especiais para que a gestação ocorra de maneira tranquila e saudável. Alguns hábitos, como fumar e beber, devem ser abandonados e outros, como manter uma alimentação balanceada, devem ser adotados. Durante a gravidez, ocorrem diversas mudanças no organismo da mulher e diversos hormônios são alterados causando a mudança das fibras da gengiva, deixando-as mais propensas a desenvolver gengivite.
Gengivite na gestação
Como explicado anteriormente, durante a gestação é mais propenso o aparecimento de inflamação na gengiva (gengivite), o que pode provocar o parto prematuro pelo fato de gerar maior produção de prostaglandinas, substâncias que causam contrações no útero.
Para evitar que isso ocorra, mantenha uma higiene bucal através de escovação, fio dental e mantendo em dia as idas ao dentista.
Outros problemas bucais
Durante os primeiros meses de gestação, é comum enjoos e vômitos, deixando a boca mais ácida e danificando o esmalte do dente, podendo deixar os dentes mais sensíveis. Recomenda-se bochecho com água ou enxaguantes bucais para a higienização após os episódios.
Em caso de gravidez planejada, é importante que a grávida trate todos os problemas bucais antes de engravidar e tire todas as dúvidas para que não ocorra nenhuma doença bucal durante a gestação.
Caso a gravidez não tenha sido programada, os tratamentos deverão ser feitos durante o quarto e sexto mês de gestação. Nos primeiros três meses, não é recomendado tratamentos, pois há riscos de aborto espontâneo por conta de o feto estar mais sensível a medicamentos.
Gestante pode receber anestesia?
Caso haja algum problema bucal que necessite de anestesia para tratamento, a grávida pode receber anestesia local, sob orientação médica.
Gestante pode realizar exame de raio-x?
Sim, a gestante pode realizar o exame de raio-x, pois os níveis de radiação são baixos. Elas deverão fazer o exame com avental ou colete de chumbo.
Gestante pode fazer limpeza de dente?
Sim, não existe problema em realizar o procedimento de limpeza de dentes. Inclusive, é um procedimento indicado forma de prevenção de futuras doenças, como a gengivite gestacional, que pode prejudicar a saúde do bebê.
Grávida pode fazer clareamento dental?
Não existe nenhum estudo que afirme que o clareamento apresenta algum tipo de risco para a saúde do bebê, porém, os especialista recomendam que esse tipo de tratamento seja adiado para depois do parto ou desmame.
Gravidez provoca perda de dentes?
A gravidez não provoca perda de cálcio na mulher. A perda de dente está ligada a má higienização e consumo excessivo de alimentos que contêm açúcar.
Grávidas e aparelhos odontológicos
Não existe restrição para uso de aparelhos odontológicos durante a gravidez, porém, seu uso pode favorecer o acúmulo de comidas entre os dentes, o que causa o surgimento de cáries e infecções na gengiva. Por isso, o cuidado com a higiene bucal deve ser redobrado e a visita ao dentista deve ser constante.
Pré-natal odontológico
O pré-natal odontológico deve começar após os três meses de gestação a fim de prevenir o surgimento e o agravamento de doenças bucais. É de extrema importância o acompanhamento do dentista pois a saúde bucal durante a gravidez reflete na saúde do bebê. Como já falado anteriormente, algumas doenças podem induzir o parto prematuro e nascimento de crianças com baixo peso.
Procure adotar uma dieta balanceada, evitando alimentos com açúcar e fast-food. Mantenha a higiene bucal em dia, escove os dentes pelo menos três vezes ao dia e não esqueça o fio dental. Mantenha as consultas com o dentista em dia, principalmente durante o período gestacional. A Vittal, clínica odontológica na Tijuca, é multidisciplinar e atua na prevenção dos problemas bucais, além de oferecer implantes, clareamentos, facetas, aparelhos ortodônticos e mais. Agende uma consulta!
1 Comentário para "Cuidados com a saúde bucal durante a gravidez"
Amei do seu artigo, super legal seu ponto de vista. Eu tenho um Blog sobre este mesma tema, visite ele mais tarde. Até logo!