Montagem de mulher sorrindo, com metade da imagem com dentes amarelados e, na outra metade, dentes brancos | Cuidados ao fazer um clareamento dental

Cuidados ao fazer um clareamento dental

Um dos tratamentos estéticos mais comuns da atualidade é o clareamento dental. Trata-se de um procedimento que, apesar de extremamente simples, deve ser realizado somente sob a supervisão de um dentista .
Atualmente, existem dois tipos de clareamento: o clareamento caseiro e o clareamento feito no consultório. O mecanismo dos agentes clareadores são semelhantes, já que, em ambos, o agente ativo é o peróxido de hidrogênio. O agente clareador, em contato com a superfície dentária, gera uma reação química que libera oxigênio. Este é capaz de penetrar na estrutura dental quebrando o pigmento que escurece o dente (formado por grandes cadeias de carbono) em cadeias menores e mais claras. O processo de clareamento pode ser mais demorado, conforme o grau de escurecimento do dente e da técnica escolhida.

Quais os cuidados a serem tomados ao realizar um clareamento?

Indicação correta

Para se realizar um clareamento, é necessário uma avaliação prévia do dentista para certificar que o paciente não apresenta cáries, tártaro, doença periodontal ou outra condição que contraindique o procedimento.
Existem certos escurecimentos que são mais complexos e não necessariamente são resolvidos com um simples clareamento – como o escurecimento por tetraciclina, por exemplo, que vai exigir um tratamento estético mais invasivo (coroas estéticas ou facetas dentais).

Restaurações e coroas, assim como dentes tratados endodonticamente, não clareiam

Todos os trabalhos anteriores ao clareamento deverão ser trocados após o tratamento, já que haverá diferença de cor. Além disso, se você tem algum dente que passou por um tratamento endodôntico, este não vai clarear. Existem outros tipos de tratamento para dentes endodonticamente tratados e nem todos podem receber um clareamento interno.

Sensibilidade e desgaste da estrutura dental

Todos os peróxidos causam aumento da porosidade do esmalte dentário. Por esse motivo, o procedimento requer muito critério. A prática do clareamento é muito segura e só prejudicará seu dente se for feito de maneira indiscriminada. Além da avaliação inicial, o clareamento caseiro deve ser supervisionado pelo profissional semanalmente para acompanhar o resultado e tratar possíveis sintomas desagradáveis, como a sensibilidade. O uso indiscriminado de agentes clareadores pode provocar manchas irreversíveis, necrose gengival e de mucosa mastigatória e pode até levar à fratura do esmalte dentário.

Clareamento dental na Tijuca

Se você está precisando fazer ou refazer o procedimento de clareamento dental, conte com a Vittal Odontologia, clínica odontológica na Tijuca. Aqui, você encontra uma equipe dedicada ao seu caso e que vai fazer com que você tenha o seu tão desejado sorriso branco de forma eficaz, sem pesar no seu bolso. Entre em contato e marque a sua consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *