Avó, avô, pai, mãe, menino e menina tirando foto | Doenças odontológicas que podem aparecer em cada idade

Doenças odontológicas que podem aparecer em cada idade

As doenças odontológicas podem aparecer em todas as fases da vida, algumas delas são comuns a todas as idades e outras são mais propensas a aparecerem em certas fases da vida. Confira a seguir:

Bebê

Nos primeiros anos de vida, surgem os dentes de leite, e apesar de serem trocados futuramentes, é importante a higiene e o acompanhamento para que não apareça nenhuma doença que possa os comprometer.

Cárie e Infecção

Nessa fase inicial, as cáries e infecções podem surgir, principalmente, passada da mãe para o bebê. Por isso, é importante que a mamãe tenha uma boa higiene bucal a fim de evitá-las. Higienizar a boca do bebê, a partir de seis meses, deve ser uma prática diária e deverá ser feita no mínimo duas vezes ao dia da seguinte forma: pegue uma gaze, umidifique-a e passe por toda a gengiva e boca do bebê.
Quando nascem os primeiros dentinhos, a limpeza deve ser feita com uma escova pequena de cerdas bem macias e pasta de dente sem flúor

Crianças

Durante a infância, doenças odontológicas são bem comuns e, se não tratadas, podem gerar problemas maiores. Acompanhar a higiene bucal do seu filho e levá-lo sempre ao dentista é fundamental para evitar alguns problemas.

Gengivite

A gengivite é causada por acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Se não tratada, pode evoluir para uma periodontite, que é inflamação na gengiva e pode causar perda de dente. Nessa fase,as crianças comem muitos alimentos com açúcares, e combinado a uma má higienização, pode ocorrer doenças como, além da gengivite, cáries.

Candidíase Pseudomembranosa

Também conhecida como “sapinho”, é uma doença causada por uma infecção fúngica. São manchas brancas que podem ser encontrados, principalmente, na mucosa da bochecha, língua e palato. O hábito de colocar objetos e mão na boca sem higienizá-los facilita o surgimento desse tipo de doença.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa causada pelo vírus paramixovírus.Depois de infectado, a doença pode demorar até 12 dias para se manifestar. Seus primeiros sintomas são febre e secreção no nariz e nos olhos. Na parte interna da bochecha e na boca, podem surgir manchas branco-azuladas até 48 horas antes de aparecer erupções na pele.

Adolescentes

Na adolescência, ocorrem mudanças biológicas e psicológicas. É um período de descobertas e transformação. Alguns hábitos que são comuns nessa idade, como roer unhas ou tampas de caneta e a má higienização da boca, podem favorecer o aparecimento de doenças bucais.

Aftas

É uma lesão que ocorre na boca, que pode ser originada a partir de alguma deficiência no sistema imunológico, que é bastante comum nesse período da vida.

Má-oclusão

Durante o processo de troca da dentição, alguns dentes podem nascer tortos ou fora do lugar. Dependendo do grau, pode comprometer a mordida. Manter a higiene dos dentes e ir regularmente ao dentista pode evitar que isso aconteça.

Erupção do dente siso

Também chamado de dente siso. Em alguns casos, podem ocorrer problemas como dor, inflamação e infecções em sua erupção. Existem duas principais complicações:

  • Pericoronarite: inflamação no tecido gengival causado por acúmulo de placa bacteriana.
  • Cisto dentígero: é o tipo mais comum de cisto odontogênico e ocorre pelo acúmulo de líquido entre a coroa do dente e o epitélio reduzido do esmalte.

Adultos

Os cuidados durante a infância e adolescência refletem na fase adulta. A saúde bucal está ligada a do corpo. Por isso,ter uma boca saudável ajuda a manter o corpo são. As principais doenças odontológicas na fase adulta são:

Halitose

A Sociedade Brasileira de Odontologia estima que metade da população seja afetada pela halitose. O mau odor é causada por alguma mudança no organismo, ou nas maioria dos casos, por má higiene.

Lesões Bucais

Durante a escovação, observe se há algum caroço, inchaço, placa branca ou vermelhidão na boca, na parte de dentro das bochechas, na língua, no céu da boca ou na garganta. As lesões são provocadas por próteses removíveis, aftas, inflamações ou excesso de força na hora da escovação. Em alguns casos, essas lesões podem significar câncer de boca.

Retração gengival

O deslocamento da gengiva pode causar sensibilidade, pois seu movimento deixa a raiz do dente exposta. Suas principais causas são o uso excessivo de força ao realizar a escovação e inflamação na gengiva.

Idoso

As doenças odontológicas como cáries, halitose, lesões bucais (principalmente por causa da prótese) e gengivite também são comuns em pessoas mais idosas. Porém, algumas doenças têm maior incidência na terceira idade, são elas:

Câncer de boca

É o oitavo câncer com maior número de ocorrência no mundo e costuma afetar os idosos na maioria das vezes. Os hábitos que podem levar ao câncer são: fumo, ingestão de bebidas alcoólicas e predisposição genética.

Xerostomia

Conhecida como boca seca, é comum em pacientes que tomam muitos tipos de medicamentos e caracteriza-se por falta de saliva na boca. Bastante comum em pessoas que realizam tratamento de radioterapia.

A Vittal, clínica odontológica na Tijuca , é uma clínica multidisciplinar que atua na prevenção dessas e outras doenças, além de implantes, clareamento, facetas, aparelhos ortodônticos e mais. Agende uma consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *