Endodontia (canal) Implantação e reimplantação de dentes

  • Onde estou:

    Home
  • >
  • Endodontia (canal) Implantação e reimplantação de dentes

A endodontia é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa (nervo) e dos tecidos perirradiculares (ao redor da raiz).

As áreas de competência para atuação do especialista em endodontia incluem:

  • Procedimentos conservadores da vitalidade pulpar (tentativa de manter o nervo vivo, sem tratar o canal, através de restaurações temporárias provisórias).
  • Procedimentos cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpares (tratamento de canal).
  • Procedimentos cirúrgicos paraendodônticos (tratamento realizado diretamente na raiz, quando o canal convencional não tem sucesso).
  • Tratamento dos traumatismos dentários.

Como saber que preciso de um tratamento endodôntico?

O sintoma mais comum é a dor de dente, que geralmente se apresenta de forma latejante e não muito bem localizada. A intensidade da dor pode diminuir ou intensificar ao longo do dia ou diante do contato com alimentos quentes ou frios. Existem outras condições, como em caso de traumatismo dentário ou até mesmo para o planejamento de uma reabilitação, nas quais pode ser necessário o tratamento endodôntico.

Em que momento devo procurar um dentista?

Caso você sinta muita dor como a descrita acima, ou perceba alterações no dente como cavidades ou alterações de cor, deve procurar um dentista.

Como funciona no tratamento de canal?

O tratamento de canal consiste na remoção da polpa afetada do dente, limpeza e desinfecção, e por fim, a vedação com uma massa obturadora que irá impedir a proliferação e fluxo de bactérias. O tratamento, na maioria dos casos, é realizado em uma única sessão.

O tratamento de canal dói?

Com o uso da anestesia, o tratamento é indolor. No entanto, pode ser desconfortável por exigir que o paciente permaneça muito tempo com a boca aberta. Após o tratamento, o elemento dentário pode permanecer sensível por um período de tempo.

Quais os cuidados após o tratamento de canal?

Após o tratamento de canal, são necessários alguns cuidados para a recuperação. Para um resultado satisfatório, é necessário que o paciente siga todas as orientações do dentista, além de manter uma alimentação saudável. O dente necessita ser reabilitado com restaurações diretas (obturações em resina) ou indiretas (bloco ou coroa), de maneira a prevenir a reincidência de cárie e fraturas que podem levar à perda do dente.

Na Vittal, clínica odontológica na Tijuca, você encontra profissionais capacitados para realizar os tratamentos de canal e tirar todas as suas dúvidas sobre esse e outros procedimentos. Agende uma consulta!