A Endodontia é uma especialidade que salva os seus dentes. Como o próprio nome já diz, é a área da odontologia que trata do interior do dente.
Para que você conheça mais sobre esta especialidade, neste artigo você vai saber o que é Endodontia e quais são os tratamentos que fazem parte da Endodontia.
Leia mais para saber a grande importância deste tratamento para a saúde dos seus dentes.
O que é Endodontia?
A Endodontia é responsável pelo estudo da parte interna do dente ou da polpa dentária.
Especialistas em endodontia estão aptos a tratar de uma série de doenças que envolvem a polpa dentária e bem como seus procedimentos para tratá-las.
Eles realizam procedimentos de rotina até os mais complexos, incluindo tratamento de canal, endodontia cirúrgica e procedimentos que salvam os dentes após lesões dentárias traumáticas.
Para isso, utilizam as tecnologias avançadas e técnicas especializadas capazes de fornecer uma visão muito precisa do interior do dente e que permitem que eles tratem o dente de forma rápida e confortável para o paciente.
Qual a finalidade de um tratamento de Endodontia?
A Endodontia é uma área muito importante, pois tem como principal objetivo o salvamento de um dente que, de outra forma, teria que ser removido e ser substituído por meio de um implante.
A polpa pode ser danificada devido à doença periodontal ou como resultado de uma lesão traumática.
No entanto, as razões mais comuns para danos à polpa são as cáries ou fraturas que expõem a polpa a bactérias que poderão evoluir para uma infecção.
As infecções dentárias, embora freqüentemente indolores, podem se manifestar com dor que pode variar de leve a muito forte.
Sendo assim, os tratamentos de endodontia são necessários devido a uma infecção da polpa ou ‘canal radicular’ por bactérias normalmente presentes na boca.
Endodontistas lidam com todos os tratamentos de canal radicular e cirurgias.
O papel do endodontista é salvar o dente natural do paciente sempre que possível. No entanto, eles sempre exploram todas as opções de tratamento para garantir conforto e saúde bucal ideal para seus pacientes.
Quando devo procurar um endodontista?
A maioria das pessoas teme ir ao consultório do dentista e, por isso, acaba desenvolvendo com problemas dentários graves até que a dor seja muito difícil de suportar.
No entanto, isso não é aconselhável.
Existem alguns casos em que se torna importante a consulta com um endodontista:
- Assim que perceber um problema. Isto ajudará a preservar seu dente e aliviar suas dores de dente;
- Pacientes que machucaram os dentes em acidentes ou que sofreram algum tipo de trauma, devem visitar o endodontista imediatamente.Isto porque os dentes fraturados e lascados ficam expostos a placas e bactérias, que podem causar cáries e causar cada vez mais dor;
- Caso perceba qualquer inchaço ao redor das gengivas, dentes ou rosto. O inchaço pode ser um sinal de infecção. O especialista limpará, desinfetará a área e indicará um tratamento que evitará a reinfecção.
Quais os tratamentos da Endodontia?
É fundamental que você, ao perceber qualquer problema ou caso se enquadre em alguns os casos citados acima, procure um endodontista. Somente ele poderá avaliar e te indicar o tratamento mais adequado para o seu problema, que poderá ser:
Tratamento de Canal
O tratamento do canal radicular geralmente é um procedimento simples, que serve para aliviar a sua dor e salvar seus dentes.
Ele é realizado quando há inflamação ou infecção nas raízes de um dente. Usualmente, o endodontista especializado nesse tratamento remove cuidadosamente a polpa do interior do dente, limpa, desinfeta, modela os canais radiculares e coloca uma obturação para selar o espaço.
Cirurgia Endodôntica
Quando o tratamento de canal não for suficiente para salvar seu dente, o endodontista poderá recomendar a cirurgia.
A cirurgia endodôntica pode ser usada para localizar pequenas fraturas ou canais ocultos previamente não detectados nas radiografias durante o tratamento inicial.
Mas, não há necessidade de se preocupar com a cirurgia.
Tecnologias avançadas, como imagem digital e microscópios operacionais, permitem que esses procedimentos sejam realizados de maneira rápida, confortável, bem-sucedida e, principalmente, sem dor!
Lesões dentárias traumáticas
Lesões dentais traumáticas freqüentemente ocorrem como resultado de um acidente ou algum trauma.
Geralmente, a maioria dessas lesões resultam em pequenas lascas nos dentes. Isto significa que há uma desproteção e maior suscetibilidade para a proliferação de bactérias.
Sendo assim, é menos comum desalojar o dente ou tê-lo arrancado completamente, mas o tratamento dependerá do tipo, localização e gravidade de cada lesão.
Independentemente da extensão da lesão, seu dente requer exame imediato por um dentista ou endodontista.
A Vittal Odontologia é uma clínica especializada em Endodontia e demais tratamentos. Clique aqui e marque a sua consulta,