Mulher sorrindo | Gengivite: causas e tratamentos

Gengivite: causas e tratamentos

Todo mundo sabe que os cuidados com a saúde bucal precisam ser diários. Escovar os dentes depois das principais refeições, usar fio dental e fazer visitas regulares ao dentista a fim de realizar uma limpeza profissional são algumas maneiras de evitar mau hálito, cáries e doenças periodontais. Saiba mais sobre o assunto.

O que é doença periodontal?

A doença periodontal afeta desde a gengiva até o osso que envolve o dente. Os dois estágios da doença periodontal, que variam do menos ao mais grave, são a gengivite e a periodontite.

O que é gengivite?

A gengivite é uma inflamação que provoca alterações nos tecidos que protegem os dentes, como as gengivas. É o estágio inicial da doença periodontal, e é mais fácil de ser combatida. Caso não haja tratamento adequado, a doença pode progredir e causar complicações mais graves -periodontite- acometendo as estruturas que suportam o dente (ligamento periodontal e osso alveolar). Neste estágio o paciente apresenta uma infecção crônica e pode causar mobilidade e até a perda do elemento dentário, além de prejudicar a saúde como um todo.

Quais as causas da gengivite?

A gengivite, em muitos casos, é o resultado do acúmulo de placa a longo prazo, e costuma ser causada por higiene deficiente. A placa bacteriana consiste em uma película pegajosa feita de bactérias, que se desenvolve na parte exposta dos dentes. A palca bacteriana pode também absorver o cálcio presente na saliva, transformando-se em um depósito duro chamado tártaro,o que favorece o acúmulo de mais bactérias por ser extremamente proroso. .

Quem está sujeito a ter gengivite?

Embora qualquer pessoa possa desenvolver uma gengivite, essa inflamação acontece com mais frequência nas seguintes ocasiões:

• Pessoas que não realizam uma boa higiene bucal e não utilizam o fio dental diariamente.
  • Fumantes.
  • Diabéticos.
  • Pessoas que apresentam alterações hormonais em decorrência de fatores como gravidez ou ingestão de remédios à base de hormônios.
  • Pessoas que usam aparelho ortodôntico fixo e não realizam a escovação adequada.

Quais os sintomas da gengivite?

Nem sempre a pessoa que tem gengivite sente dor, porém a gengiva fica inflamada e costuma apresentar uma cor mais avermelhada do que o normal, podendo até mesmo ficar arroxeada, inchada e sensível, sangrando com facilidade durante a escovação ou durante o uso de fio dental. Pode causar ainda secreção de pus ao redor dos dentes e da bolsa gengival, mau hálito constante e gosto ruim na boca.

Qual o tratamento para gengivite?

O tratamento de gengivite consiste em eliminar as causas da doença, para reverter os sintomas da inflamação e impedir que ela progrida para algum problema mais grave. O primeiro passo é agendar uma consulta com o dentista, que irá avaliar o quadro e fazer uma limpeza para remoção do tártaro e de toda a placa presente na superfície dos dentes. Se o seu problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana.

Como prevenir a gengivite?

A melhor forma de prevenir a gengivite é manter uma boa higiene bucal, ou seja, com escovação completa de todos os dentes, língua e gengivas, e em seguida usar fio dental e enxaguante bucal para eliminar as bactérias que possam ter escapado do alcance da escova de dentes.

Com consultas regulares ao dentista, o estágio inicial da doença pode ser tratado antes que se torne um problema muito mais sério.

A Vittal, clínica odontológica na Tijuca , oferece tratamento de gengivite e serviços de limpeza dentária, além de clareamento, facetas, ortodontia e mais. Agende uma consulta!