Casal de idosos sorrindo | Implante dentário: o que é e quais são os benefícios?

Implante dentário: o que é e quais são os benefícios?

O implante dentário é um tratamento muito satisfatório para corrigir o sorriso das pessoas que, por alguma razão, perderam um ou mais dentes.

Conheça melhor o procedimento e seus benefícios.

O que é implante dentário?

O implante dentário é um cilindro (pino) de titânio colocado dentro do osso maxilar ou mandibular, abaixo da gengiva, que tem a função de exercer o mesmo papel da raiz do dente. Uma vez instalado, o dentista pode dar sequência à colocação de dentes substitutos sobre eles.

A perda de dentes pode levar a problemas estéticos, de mordida (função) e ósseos (perda óssea), portanto é fundamental uma rápida reposição do dente perdido. Com os implantes dentários, são feitas desde reabilitações unitárias até grandes reabilitações totais fixas ou removíveis.

Como funcionam os implantes dentários?

Os implantes dentários oferecem um suporte estável para os dentes artificiais, por serem integrados ao osso. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes garantem mais conforto, já que não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e a fala. Esta modalidade de prótese, chamada “prótese sobre implante”, confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais, proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Com a colocação de implantes, não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar, como é feito em pontes fixas.

Quem pode colocar implantes dentários?

Desde que estejam com a saúde em dia e tenham gengivas e ossos saudáveis, todas as pessoas podem fazer o implante dentário. Por isso, há a necessidade de um planejamento prévio que consiste em uma revisão do histórico médico e dental, um exame clínico completo dos tecidos bucais e uma verificação da consistência do osso de suporte dos maxilares através de uma tomografia. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso de seus implantes a longo prazo.

O implante é contraindicado em alguns casos: crianças, pessoas com problemas cardíacos de alto risco, fumantes inveterados, diabéticos mal controlados, pacientes que fazem uso de alguns medicamentos como bisfosfonatos e portadores de doenças gengivais são alguns exemplos.

Como é realizado o procedimento de instalação dos implantes

O procedimento é feito sob anestesia local , para que o paciente não sinta nenhuma dor ou desconforto. Os implantes são instalados diretamente no osso maxilar. O período da osseointegração dura em média de 4 a 6 meses, dependendo da região a receber o implante. Em muitos casos, há a possibilidade de se colocar um dente provisório já preso ao implante no momento da instalação. Caso não seja possível, uma segunda cirurgia será realizada para ligar o implante ao meio bucal. Nesta fase, o cirurgião remove a gengiva que recobre o implante, e logo depois, um dente provisório é conectado ao implante. O que vai definir qual estratégia será adotada é o planejamento prévio realizado pelo implantodontista. O pós-operatório necessita de alguns cuidados especiais que serão indicados pelo profissional cirurgião.

A etapa protética (fase em que se confecciona o dente definitivo) só pode ser realizada após o período da osseointegração. O pós-operatório necessita de alguns cuidados especiais que serão indicados pelo profissional cirurgião.

Próteses Totais sobre Implantes.

As próteses totais sobre Implantes são a forma mais confortável e segura para os pacientes totalmente desdentados. São dentaduras parafusadas aos implantes previamente instalados e só o dentista pode retirá-las.

Esse procedimento consiste na colocação de quatro ou mais implantes dispostos na arcada e a fixação do corpo da prótese nesses implantes por meio de parafusos.

Atualmente existem várias formas de se planejar uma prótese sobre implante. Em muitos casos o paciente pode receber sua prótese definitiva em até 36 horas após a instalação dos parafusos, além de poder sair do consultório com uma provisória fixa.

Quais os benefícios dos implantes dentários?

Quem opta pelo uso de implantes dentários percebe muitas mudanças positivas. Dentre os principais benefícios, estão:

Mastigação

Próteses dentárias suportadas por implantes melhoram a eficiência e a eficácia mastigatória, devolvendo ao paciente as condições ideais de articulação da mandíbula e de alimentação.

Eficiência

A eficiência da mastigação dos dentes implantados é muito semelhante à dos dentes naturais.

Conservação dos dentes naturais

Na técnica convencional, os dentes adjacentes aos que se perderam precisam ser desgastados, para serem utilizados como âncoras para uma ponte. Os implantes dentários geralmente eliminam a necessidade de interferir nos dentes saudáveis.

Preservação da estrutura óssea

Os implantes transmitem as forças mastigatórias ao osso maxilar, o que ajuda a conservar a estrutura óssea.

Melhor funcionamento do organismo

O sistema digestivo do paciente é favorecido, porque os alimentos passam a ser corretamente triturados. Não ter dentes significa não mastigar os alimentos, e isso origina problemas gastrointestinais e digestivos. Com os dentes sobre implantes dentários, o organismo funciona melhor e com mais saúde.

Fonética

Muitas pessoas apresentam problemas de fonética simplesmente por causa da posição incorreta dos dentes. Corrigir isso pode ajudar a melhorar a fala do paciente.

Possíveis riscos dos implantes dentários

A maior dúvida da população atualmente é a respeito da rejeição. Os implantes são materiais altamente biocompatíveis e sua composição é a mesma de outros tipos de materiais utilizados na medicina. De acordo com relevâncias clínicas e científicas, a taxa de sucesso desse procedimento gira em torno de 98%. Mas, apesar de toda essa segurança, os riscos existem.

Como podemos minimizar os riscos na Implantodontia?

As maiores causas de insucesso de tratamento com implantes se deve à falha no planejamento e a complicações associadas à saúde do paciente. Portanto, uma boa avaliação da saúde geral, o pedido de exames de sangue complementares e de imagem (tomografia), bem como o parecer de um médico em casos mais específicos é de suma importância para o sucesso do tratamento.

Prevenção antes e depois do procedimento

É importante lembrar que a prevenção começa ainda antes da cirurgia. O paciente deve estar com sua saúde bucal em dia. Outro fator importante é fazer sempre uma boa higiene, com a escovação correta, além das visitas regulares de seis em seis meses para garantir a longevidade do tratamento com implantes. Por fim, vale reforçar: é fundamental que sejam seguidas à risca todas as orientações do cirurgião dentista.

Onde realizar o implante dentário

Na Vittal, clínica odontológica na Tijuca, você conta com profissionais capacitados para realizar o procedimento de implantodontia e tirar todas as suas dúvidas. Agende uma consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *