Mulher sorrindo | A importância da prevenção em odontologia

A importância da prevenção em odontologia

Sem dúvida, um belo sorriso faz toda a diferença tanto na vida pessoal quanto na profissional. A boa saúde oral contribui para que possamos nos expressar com mais clareza, mastigar bem os alimentos, sorrir e nos relacionar melhor uns com os outros. Entretanto, diante de uma doença bucal, as pessoas sentem-se imediatamente abatidas. Daí a importância de cuidar dos dentes desde cedo e realizar a prevenção.

O Brasil é o país que possui uma das melhores odontologias do mundo. Contamos com um número muito grande de profissionais, universidades, indústrias de equipamentos e centro de pesquisas. Ainda assim, a maior parte da população só procura um profissional quando sente dor. A boca pode ser porta de entrada para muitas doenças graves. Logo, é de suma importância que nós, dentistas, passemos esse conhecimento adiante.

O que é a prevenção dentária?

A prevenção é a prática de manter os dentes e gengivas limpos e saudáveis para evitar problemas dentários como tártaro, gengivite, periodontite e cáries e também ajuda aumentando a vida útil dos tratamentos bucais já realizados.

Doenças bucais mais comuns

Se os cuidados diários não forem tomados, a saúde bucal pode ficar comprometida.

Cárie

A cárie, por exemplo, é uma doença que pode ser facilmente prevenida em todas as idades. Porém, ela ainda é predominante no Brasil, por mais que tenhamos políticas públicas de fluoretação da água, a cárie é uma condição multifatorial. A presença da bactéria em associação com a alimentação rica em açúcares e a higiene oral deficiente são determinantes para o aparecimento da doença. Por isso, o acompanhamento odontológico é indispensável, desde a primeira infância, para condicionar e orientar sobre tais aspectos.

Periodontite

Outro problema relevante é a doença periodontal – uma condição que afeta mais de 90% dos indivíduos no mundo – porém, muita gente não conhece o quão grave é apresentar uma infecção desta natureza. Podemos citar aqui a gengivite, que consiste numa inflamação causada pelo acúmulo de bactérias ao redor dos dentes, causando sangramento e vermelhidão nas gengivas e, em casos mais graves, pode afetar as estruturas que suportam os dentes causando mobilidade e futura perda dentária.

Gengivite

A partir do momento que a gengivite se instala e a gengiva sangra, há uma doença provocada pela presença de uma massa de bactérias – o biofilme – formada pelo descuido da higiene. Aí mora o grande perigo. Uma vez não tratada de maneira correta, esse acúmulo de bactérias favorece o crescimento de outras ainda mais virulentas causando um desequilíbrio bacteriano na boca. Nesse estágio, o indivíduo já apresenta uma periodontite (piorreia) que consiste na formação de um processo inflamatório crônico que termina por destruir nosso próprio organismo, reabsorvendo o tecido ósseo que circunda os dentes. Não só a perda dentária é uma causa dessa condição. Um paciente com periodontite apresenta uma saúde geral mais fragilizada podendo ter sérios riscos de infarto do miocárdio, doenças articulares crônicas e, no caso de mulheres, parto prematuro e aborto espontâneo.

A prevenção é o melhor remédio

Hoje, todos temos a necessidade de prevenir as doenças bucais e devemos começar desde cedo, ainda na primeira infância. A odontopediatria desenvolve um trabalho superinteressante em que os profissionais criam um ambiente muito divertido para os pequenos. Sendo assim, as crianças crescem sem medo de ir ao dentista e passam a gostar de cuidar dos dentes e da saúde da boca.

A prevenção é baseada na correta higienização dos dentes, na boa alimentação, no cuidado com o açúcar, no uso correto do flúor, usado para fortalecer os dentes, e no acompanhamento semestral pelo dentista. Algumas dicas são muito importantes para você manter sua saúde bucal em dia:

    • Optar sempre por uma escova macia e de cabeça pequena. Assim você não traumatiza sua gengiva e consegue alcançar todos os dentes sem dificuldade.
    • O uso do fio dental deve ser diário e ele deve atingir a sua papila gengival, para que você desorganize a placa bacteriana que se forma nesse espaço.
    • A melhor técnica de escovação é aquela que você consegue fazer com êxito, daí a importância de se ter uma instrução de higiene supervisionada para se ter a certeza de que está fazendo de maneira correta.
    • Visite sempre um profissional a cada seis meses: Manter esse contato é o ponto chave da prevenção.
    • Mantenha uma alimentação saudável e não se esqueça das crianças. Tudo fica muito mais fácil quando começamos desde cedo.

A Vittal, clínica odontológica na Tijuca , oferece todos os serviços de prevenção, além de clareamento, facetas, ortodontia e mais. Agende uma consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *