Mulher segurando copo de água | O que causa sensibilidade nos dentes?

O que causa sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade nos dentes causa um enorme desconforto, e é uma queixa frequente nos consultórios de dentistas. Você sofre com esse problema? Saiba mais.

O que é sensibilidade nos dentes?

A sensibilidades nos dentes acontece quando a dentina, um tecido poroso do dente, fica exposta. A dentina é repleta de canais microscópicos, chamados de túbulos, que conduzem ao nervo. Quando esses túbulos ficam expostos devido à recessão do tecido gengival ou à perda do esmalte, os nervos irritam-se com maior facilidade por determinados estímulos que produzem a sensibilidade dentária.

A sensação é uma dor aguda, fina, semelhante a pontadas de curta duração, percebida após a ingestão de alimentos frios ou quentes.

O que causa a sensibilidade nos dentes?

Entre alguns fatores que podem contribuir para a sensibilidade dentária, estão:

Dieta ácida

Frutas cítricas, refrigerantes, queijos envelhecidos, bebidas ácidas como sucos de laranja, isotônicos, vinhos e bebidas gaseificadas alteram o pH bucal, causando a erosão do esmalte e a exposição da dentina.

Má higiene bucal

Escovar os dentes, passar fio dental e limpar a língua são passos imprescindíveis para deixar a boca saudável. Restos de comida dão brecha para a proliferação de bactérias responsáveis pela erosão dentária, retração das gengivas e cáries, deixando os dentes expostos e aumentando a sensibilidade.

Retração de gengiva

Se suas gengivas estão se afastando dos dentes, é possível que elas estejam se retraindo e expondo partes sensíveis que ficam na raiz do dente. A escovação agressiva também pode ser a causa desse problema.

Alimentação rica em açúcar

Exagerar em guloseimas como bolos, chocolates e biscoitos pode promover o aumento de bactérias, prejudicando as gengivas, que acabam expondo áreas sensíveis dos dentes.

Dente quebrado

Uma rachadura ou o buraco de uma obturação que caiu são o suficiente para expor a dentina e provocar dor.

Bruxismo

O bruxismo é o ato involuntário de ranger ou apertar os dentes, seja durante o sono ou ao longo do dia. Estes movimentos provocam atritos e podem gerar desgastes nas coroas dentárias, e, consequentemente, os dentes se tornam mais sensíveis.

Como tratar a sensibilidade nos dentes?

O tratamento da sensibilidade dos dentes começa quando há um diagnóstico adequado. Somente o seu dentista pode confirmar o quadro e indicar a melhor forma de solucionar o problema. Se o caso for exposição da dentina ou de parte da raiz, o tratamento pode ser simples com o uso de enxaguatórios, controle da dieta e creme dental para sensibilidade. Em casos mais complexos, são necessárias restaurações ou pequenas cirurgias para proteger a dentina.

Caso o paciente sofra de bruxismo, deve-se realizar o tratamento adequado, com a utilização de placas para serem usadas durante a noite ou até mesmo a aplicação de botox.

Visite o seu dentista regularmente. Ele é o profissional capacitado para determinar a causa da sensibilidade dos dentes e ajudar você a encontrar uma solução eficaz. A Vittal Odontologia, clínica odontológica na Tijuca, possui uma equipe multidisciplinar capaz de realizar os tratamentos mais indicados para a sensibilidade nos dentes. Conheça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *