O tabagismo influencia na recuperação durante tratamentos odontológicos?

A young man – a vaper lies on a bridge on an autumn day and smokes an e-cigarette. In the background there is white smo

O tabaco está atrelado a muitos problemas sérios para a saúde. Os mais conhecidos são aqueles que se relacionam com os prejuízos causados ao pulmão e coração, mas você sabia que ele também prejudica muito a saúde bucal?

Muitos não sabem disso, mas o uso de tabaco durante tratamentos odontológicos pode acabar resultando em problemas graves para o paciente, principalmente quando falamos no processo de recuperação.

Para que você possa entender sobre isso mais a fundo, escrevemos esse artigo para explicar melhor sobre esse tópico tão delicado. Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar lendo o post!

Como o tabagismo influencia na saúde bucal?
De diversas formas o fumo acaba prejudicando a saúde da sua boca. Uma das coisas mais visíveis é sua ação direta sobre os dentes, já que os cigarros causam um amarelamento e manchas na arcada dentária que não são possíveis de serem retiradas com a escovação.

Há ainda os prejuízos que o tabaco causa para a mucosa bucal, que sofre alterações e acaba tornando mais sensíveis o tecido que provém sustentação aos dentes, a gengiva e outros diversos componentes essenciais para a sustentação da nossa arcada dentária. Assim, a queda de dentes acaba tornando-se um risco.

A longo prazo, um problema ainda mais sério que pode vir a ocorrer é o câncer bucal, que é facilitado pelas substâncias e efeitos químicos do cigarro. Não apenas isso, o cigarro pode ser ainda um grande inimigo da sua saúde em meio a tratamentos odontológicos.

Quais são os riscos do uso do tabaco durante tratamentos odontológicos?
O tabaco é um grande vilão para quem conta com implantes dentários, por exemplo. Isso porque ele prejudica a osseointegração dos implantes à arcada dentária, além de diminuir e muito a defesa do organismo por conta de todas as substâncias toxicológicas que ostenta.

Assim, o cigarro acaba reduzindo as defesas do organismo, o que, por sua vez, gera um grande empecilho no processo de cicatrização, que é uma etapa imprescindível não apenas após a adesão de implantes dentários, mas também outros procedimentos, como extração, raspagem e cirurgias periodontais. Indo mais a fundo no assunto, isso tudo ocorre porque o tabaco é responsável por severas alterações do tecido ósseo e na gengiva, causando diversos malefícios para seu devido funcionamento.

Um dos prejuízos mais graves é que ele afeta os vasos sanguíneos da região, e, ao reduzir o fluxo de sangue bucal, também limita o fornecimento de nutrientes para o local, tornando-o mais fraco, vulnerável e dificultando sua cicatrização.

Assim, ao fim deste artigo, podemos concluir que o cigarro é um grande inimigo para a saúde como um todo, e se faz especialmente prejudicial para a saúde bucal. Não à toa existem diversas campanhas de conscientização, visando diminuir cada vez mais o número de usuários do tabaco.
Cuidar devidamente da boca é essencial para a manutenção de toda a sua saúde, sendo fundamental o fazer para garantir uma boa qualidade de vida. Para te ajudar com isso, pode contar conosco!

Estamos sempre buscando trazer conteúdos de qualidade para te auxiliar a saber mais sobre a importância da saúde bucal. Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? É só conferir nossos outros posts!