VITTAL | Clínica odontológica no Rio de Janeiro

Qual a diferença entre o aparelho metálico e o aparelho estético?

Mulher sorrindo com aparelho | Qual a diferença entre o aparelho metálico e o aparelho estético?

Atualmente as pessoas estão sempre em busca de se manter com a autoestima elevada. E ter um sorriso bonito é uma das maneiras de se alcançar o tão desejado bem-estar físico. Pensando nisso, muitas pessoas recorrem ao uso do aparelho ortodôntico para alinhar os dentes e reparar outros problemas. Existem no mercado diversos tipos de aparelhos com propostas diferentes. Se você pretende iniciar esse tipo de tratamento, precisa entender melhor a diferença entre o aparelho metálico e o aparelho estético. Confira no post!

Por que usar aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico é um dos tratamentos mais comuns nos consultórios dos dentistas. Trata-se de um procedimento acessível, simples, de fácil manutenção e que garante ótimos resultados não só estéticos, mas também funcionais.

Quem pode usar aparelho?

Não existe idade correta para colocar aparelho e qualquer pessoa pode usá-lo, em diversas fases da vida. Cada caso deve ser avaliado individualmente para que o ortodontista possa indicar ou não o tratamento com aparelho ortodôntico. Entre as principais queixas de quem recorre ao uso do aparelho, estão: busca por um sorriso harmonioso, correção de problemas, como apinhamento (dentes que se sobrepõem), má oclusão, DTM (Disfunção Temporomandibular), entre outros.

Qual a diferença entre os aparelhos?

Em questão de eficiência, os dois tipos de aparelho cumprem o que prometem. A grande distinção é o resultado estético desses aparelhos. Entenda melhor a diferença entre o aparelho metálico e o aparelho estético.

Aparelho metálico

O aparelho ortodôntico metálico é o mais usado. Composto por fios metálicos, bandas e braquetes. Geralmente é escolhido por crianças, pela facilidade de personalização com borrachinhas coloridas.

Aparelho estético

Já o aparelho estético tem esse nome, pois o material usado se assemelha com a cor dos dentes e pode feito com três tipos de materiais: policarbonato, porcelana ou cerâmica e safira.

Os aparelhos estéticos são indicados para quem quer discrição, como alguns jovens e adultos.

Aparelhos estéticos de policarbonato

O material usado nesse tipo de aparelho é, na verdade, uma espécie de resina plástica. A grande diferença desse modelo para os outros é o preço. Pode custar até 1/4 do valor de um aparelho de porcelana. Sua cor é um branco leitoso, não é transparente e possui um tamanho maior se comparado aos outros tipos. Apesar de ter o benefício estético, apresenta um material menos resistente e os índices de descolamento e de quebra são maiores que em aparelhos feitos de porcelana ou a safira.

Aparelhos estéticos de porcelana ou cerâmica

Os braquetes de porcelana são mais resistente e duráveis e raramente se descolam ou quebram. Não amarelam nem mancham, porém, o custo deste material é mais caro se comparado ao de policarbonato.

Aparelhos estéticos de safira

Este tipo de aparelho é o que apresenta melhor resultado estético. A safira tem um aspecto translúcido, que deixa o aparelho mais discreto e resistente à quebra, além de não amarelar ou escurecer com o tempo, como acontece com o aparelho de policarbonato. Dessa forma, os aparelhos de safira custam mais que os outros, por usarem materiais mais caros em sua composição.

Alinhadores estéticos

Os alinhadores estéticos são um conjunto de placas transparentes removíveis que corrigem os dentes com muito mais conforto e discrição. Essa é uma alternativa de correção ortodôntica para casos de baixa complexidade. E a grande novidade é que esse aparelho já está disponível aqui na Clínica Vittal.

 

Seja qual for o seu modelo preferido, é imprescindível consultar-se com um ortodontista capacitado para realizar o tratamento com segurança e eficácia.

Na Vittal, clínica odontológica na Tijuca, você encontra uma equipe multidisciplinar, capaz de cuidar da sua saúde bucal e autoestima. A Vittal fica na Rua Haddock Lobo, 210, salas 903 e 904. Tijuca – RJ. Agende uma consulta!