Homem dormindo de boca aberta | Respiração pela boca pode afetar a saúde oral

Respiração pela boca pode afetar a saúde oral

Respirar pela boca pode causar problemas de saúde, além de incomodar as pessoas que estão próximas a você. Saiba como tratar esse problema.

O que é respiração bucal?

O processo correto de respiração − inspirando o oxigênio pelo nariz e eliminando o gás carbônico pela boca − funciona como um combustível para o corpo humano, pois libera energia para garantir o funcionamento dos órgãos sem nenhuma pausa. A respiração através do nariz possui três importantes funções: umidificação, aquecimento do ar inspirado e proteção das vias aéreas.

Quais as causas da respiração pela boca?

Algumas pessoas sentem falta de ar, e não se sentem confortáveis ao respirar pelo nariz. Os motivos da respiração bucal variam muito. Entre eles, estão:

    • Rinite alérgica e sinusite: diversas condições como poeira, fungos, pelos de animais, poluentes do ar, cosméticos e produtos de limpeza desencadeiam os sintomas dessas doenças, que provocam espirros repetidos, coriza, coceira no nariz e garganta e obstrução nasal.
    • Aumento da adenoide: as adenoides são duas pequenas glândulas compostas por tecido linfoide, semelhantes às amígdalas e aos linfonodos. Comum nas crianças até os 5 ou 6 anos, o aumento da adenoide (e das amígdalas) pode levar a um quadro de respiração bucal, roncos à noite e apneia do sono.
    • Desvio de septo nasal: comum em adultos, trata-se do mau posicionamento da parede que separa internamente as duas cavidades nasais. Dessa forma, a narina que contém o desvio torna-se mais estreita à passagem do ar, dificultando a respiração.
    • Más-formações da face: pessoas com síndrome de Down, fenda palatina e outras síndromes também podem apresentar a respiração bucal.

Quais os riscos de respirar pela boca?

Pode parecer um hábito inofensivo, mas realizar o processo respiratório somente pela boca traz prejuízos à saúde oral, como desenvolvimento anormal da arcada dentária, gengivite e até mesmo a oxigenação do cérebro com o ar que entra pela boca, prejudicando a capacidade de concentração e rendimento nos estudos e no trabalho. Conheça outros malefícios que a respiração errada pode provocar:

      • Falta de crescimento da mandíbula.
      • Mordidas cruzadas: quando os dentes de cima encaixam por dentro, e os de baixo, por fora.
      • Mordidas abertas: quando os dentes da frente não se tocam, ficando um espaço entre eles.
      • Ronco e apneia do sono: as vias aéreas tendem a ficar obstruídas durante o sono, o que pode levar a esses quadros.
      • Infecções das vias aéreas: o ar que entra pela boca perde a purificação realizada pelo nariz. Assim, a garganta e o pulmão podem ficar fragilizados pela agressão causada por esse ar de má qualidade.

Qual o tratamento para respiração bucal?

Para fazer o diagnóstico correto, o recomendado é realizar um acompanhamento com um cirurgião dentista, já que o problema pode comprometer o desenvolvimento de importantes estruturas ósseas da face e das arcadas dentárias. Na Vittal Odontologia, clínica odontológica na Tijuca , você conta com profissionais capacitados para realizar os tratamentos para a respiração bucal com a segurança e qualidade que você merece. Estamos localizados na Tijuca, na Rua Haddock Lobo, 210, sala 903. Agende uma consulta e conheça-nos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *