Mulher negra sorrindo

As vantagens da carga imediata

A carga imediata se resume na colocação de próteses dentárias no mesmo dia da inserção do pino de titânio que substitui a raiz do dente. Em alguns casos, é possível realizar a colocação dos dentes no mesmo dia do procedimento, isso depende da avaliação do dentista responsável e das condições da estrutura bucal de cada paciente.

O profissional deve fazer exames prévios e analisar a qualidade óssea antes de definir se é possível ou não empregar a carga imediata. Essas próteses possuem dois tipos: funcional e estético.

A prótese funcional é aplicada em pacientes desdentados totais, nos quais, além do aspecto estético, a prótese também irá beneficiar a mastigação. Já as próteses estéticas são aplicadas em regiões visuais, seja entre os pré-molares, de lateral a lateral ou entre os caninos. São regiões que exigem uma demanda estética muito grande, beneficiando a autoestima do paciente.

Como é feito o implante de carga imediata?

A carga imediata é uma importante inovação dos tratamentos de implantes dentários, mas, em alguns casos, ela não pode ser realizada logo após o implante ósseo. Em consulta na Vittal, clínica odontológica na Tijuca, o paciente receberá todas as informações e orientações!

É importante ressaltar que a osseointegração é um processo fisiológico do organismo que demora de 3 a 6 meses para acontecer. A prótese é colocada sobre um implante que está ou que vai iniciar o processo de cicatrização e osseointegração. Ela é inserida diante da estabilidade da região, quando a qualidade do osso é constatada, além da boa articulação do paciente.

A osseointegração na carga imediata ocorre normalmente, dependendo apenas da qualidade do osso de cada paciente. Pessoas com ossos que são mais resistentes e duros possuem uma osseointegração em menos tempo do que pacientes com ossos menos densos. Mas, em ambos os casos, os pacientes respondem bem ao implante.

Apesar de muito difundida e de ser um avanço nos implantes, a carga imediata não é recomendada para todas as pessoas. Esse procedimento só pode ser aplicado em pacientes com condição bucal favorável ou que permita uma boa estabilidade do implante.

Pacientes com infecções severas, secreção ou acúmulo de tártaro precisam ser avaliados atentamente antes de receberem a carga imediata. Isso irá variar de acordo com um diagnóstico pessoal e preciso feito pelo dentista.

A grande contraindicação é com relação à condição óssea. Mesmo no caso em que o paciente se encontra saudável, o osso precisa estar com uma qualidade boa para a realização do implante.

Nos casos em que a carga imediata não pode ser aplicada, é possível adotar uma prótese provisória de forma convencional, como uma dentadura ou uma prótese móvel, por exemplo, que fará a função provisória da mastigação e assegurará o bem-estar no convívio social.

Para a realização desse tipo de tratamento, é fundamental ter um ambiente clínico esterilizado, onde é aplicada uma anestesia local no paciente. O procedimento cirúrgico pode levar de 1 a 8 horas, dependendo da complexidade de cada caso.

Como em qualquer procedimento cirúrgico, há um risco de rejeição que pode ocorrer por conta do não envolvimento das células ósseas ou caso o tecido gengival circundante sofra contaminação. Esse tipo de ocorrência é raro e, em geral, os resultados dos implantes são satisfatórios para os pacientes.

Benefícios da carga imediata

Falando nos benefícios da carga imediata, o principal deles é a rapidez na reposição dos dentes, principalmente daqueles localizados na região da frente da arcada. O implante da carga imediata requer um período para que ocorra a união definitiva entre o osso e o implante, chamado de regeneração óssea. Isso pode levar de dois a quatro meses, para que só depois seja confeccionada a prótese definitiva.

Apesar de ser um tratamento um pouco mais caro, por conta da utilização de peças extras para a elaboração da prótese, há muitos benefícios para o paciente. Um deles é relacionado à estética, já que todo o contorno da coroa é natural, dando uma aparência aprimorada ao sorriso e melhorando o convívio social do paciente, que se sente mais à vontade para sorrir e interagir com outras pessoas em seu cotidiano.

Carga imediata na Tijuca

Ainda restou alguma dúvida? A nossa equipe pode responder suas perguntas e ainda avaliar a sua saúde bucal para verificar se você está apto para a carga imediata. Agende sua consulta conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *