É impossível negar o poder transformador de um sorriso, né? Quantas vezes ele já não contribuiu para melhorar seu dia ou aliviar a tensão em momentos difíceis? Um belo sorriso abre portas, mas, para isso, ele também deve estar saudável. Quando alguém está satisfeito com o próprio sorriso, se torna mais confiante, otimista e feliz, e isso, claro, reflete em toda saúde física e mental.
A reabilitação oral é um conjunto de procedimentos clínicos e protéticos, nos quais todas as especialidades odontológicas (endodontia, periodontia, ortodontia, implantodontia, prótese e estética) trabalham juntas a fim de restabelecer a saúde bucal e a estética do paciente.
Principais fatores que implicam na necessidade de uma reabilitação oral
É cada vez mais rotineiro no consultório odontológico o fator estético como queixa principal, mesmo em casos onde a função (mastigação) está bem mais comprometida. Bombardeados pelos meios de comunicação, os pacientes já comparecem à primeira consulta cientes do que querem, do que atende ou não aos padrões estéticos impostos pela sociedade. Então, nós dentistas nos deparamos com certas dificuldades ao planejar um tratamento, porque nem sempre podemos fazer somente aquilo que o paciente deseja. E por que não podemos? Porque estética e função andam juntas. Funciona como construir uma casa: não adianta levantarmos uma casa linda e super bem construída se não prepararmos o terreno. Caso contrário, a casa apresentará rachaduras nas paredes, afundamento de piso e, por fim, o comprometimento total da estrutura. Para que isso não aconteça, o arquiteto estuda as condições do terreno e elabora um projeto para, depois, executar a obra.
Em um consultório odontológico, é exatamente isso que acontece. Precisamos estudar o terreno para saber se aquilo que o paciente deseja é viável e para avaliar e planejar quais procedimentos serão necessários para que o resultado seja alcançado, levando em conta toda harmonia muscular e mastigatória (função) para, enfim, alcançarmos a estética.
Portanto, a grande finalidade da reabilitação oral é de restabelecer a mastigação, estética (beleza) e saúde (remoção de infecções). Uma dentição completa e bem articulada evita problemas nos maxilares e músculos da face, que podem evoluir para transtornos maiores e mais complexos no futuro.
O Passo a passo da Reabilitação Oral
Como já foi dito anteriormente, o processo de reabilitação envolve toda a equipe odontológica.
A primeira consulta tem um papel importantíssimo nesse processo.
- O profissional irá, através de uma boa conversa, conhecer o objetivo do paciente, seus medos, tirar suas dúvidas e colher todas as informações relacionadas à saúde geral: medicamentos de uso contínuo, doenças importantes que o paciente apresente e condições de saúde familiares;
- Tirar fotos iniciais da face (frente, perfil direito e esquerdo), sorriso e até vídeos para analisar como esse paciente fala, deglute e como os músculos se comportam neste processo.
- Fará moldagens das arcadas com o registro da mordida inicial do paciente para avaliar como os dentes remanescentes estão dispostos nas arcadas.
- Pedirá exames complementares, como radiografias;
- Em casos mais complexos, faz-se necessário um planejamento inicial. Este pode ser feito através de enceramento diagnóstico, onde o Técnico em Prótese Dentária monta todos os dentes em cera para dar uma ideia de como ficará o resultado final ou, até mesmo, um planejamento digital, muito conhecido como D.S. D. ( Dental Smile Design).
- Outros exames, como Tomografia Computadorizada, também podem ser necessários, principalmente quando o paciente opta por uma reabilitação fixa sobre implantes. Nela, o profissional avalia a qualidade óssea, bem como o posicionamento de estruturas nobres, como vasos e nervos.
- Após isso, inicia-se o planejamento do caso, onde o dentista irá mostrar todo o andamento do processo, tirar as dúvidas do paciente e informar o que ele pode esperar como resultado.
É importantíssimo que a reabilitação comece com o tratamento periodontal, para que as gengivas estejam bem saudáveis. De nada adianta levantar um prédio sem tratar o terreno. Por isso, ter saúde gengival, assim como trabalhar a questão educacional quanto à higiene é o primeiro passo para o sucesso do resultado final.
Quais os benefícios que o paciente terá após uma Reabilitação Oral?
A reabilitação oral, quando bem realizada, devolve a correta mastigação e a harmonia do sorriso. Os resultados são bastante satisfatórios. Porém, é importante que o paciente saiba que esse tipo de tratamento não é rápido e também apresenta custo elevado. Além disso, para que seu resultado tenha longevidade, é necessário uma boa higiene oral e manter visitas regulares ao seu dentista.