Os implantes dentários são a escolha ideal para quem perdeu um ou mais dentes e funciona como raízes artificiais que são instaladas por meio de um procedimento cirúrgico. Falando dessa forma, o procedimento parece um bicho de 7 cabeças, mas não é bem assim. O processo é muito simples, feito com anestesia local, a mastigação melhora e nada muda no seu paladar.
Como são feitos os implantes dentários?
Feito por um procedimento cirúrgico simples e seu processo de integração ao osso leva um tempo em que a média é de quatro a seis meses. Na maioria dos casos, o paciente já pode sair com um dente provisório preso ao implante (carga imediata), seja um único dente ou uma prótese. Apesar de ser simples, por se tratar de um procedimento cirúrgico, é muito importante que seja feito um planejamento prévio. Este planejamento surge a partir da consulta inicial, em que o profissional faz uma boa entrevista de saúde, e solicita exames de sangue e de imagem para estudar o paciente candidato a receber os implantes.
Muita gente fica apreensiva com relação a rejeição dos implantes. O material utilizado na confecção destas “raízes artificiais” é o titânio, um material totalmente biocompatível com o organismo. O que vai determinar se o paciente é passível ou não de rejeição é a análise minuciosa da saúde. Mas não só a saúde em dia determina o sucesso do implante: há também a necessidade de seguir rigorosamente as instruções pós-operatórias e, posteriormente, manter as consultas periódicas para evitar problemas futuros.
Os cuidados posteriores
Após a cirurgia, é importante o uso de compressa ou bolsa de gelo durante os dois primeiros dias, para abaixar a temperatura e contrair os vasos com o objetivo de diminuir o fluxo de fluídos e assim evitar o processo inflamatório e também o incômodo causado após passar o efeito da anestesia local.
Nas primeiras 72 horas, é necessário que a dieta seja somente líquida ou pastosa geladas. Após isso, o ideal é continuar com alimentos em temperatura ambiente, e a mastigação deve ser evitada no local do procedimento até a liberação do dentista. É importante não fumar nem consumir bebidas alcoólicas, e também a higienização deve ser realizada de forma disciplinada.
Os cuidados nos primeiros dias são de grande importância. Então, devem ser levados à risca. É ideal repousar bastante, pois esforço físico pesado pode causar hemorragias, assim como não abaixar a cabeça por longos períodos. Na Vittal, clínica odontológica na Tijuca, você conta com profissionais capacitados para realizar o procedimento com implante e lhe dar as recomendações ideais. O horário de funcionamento da clínica é de segunda a sexta, na Rua Haddock Lobo 210, salas 903 e 904. Tijuca – RJ. Agende uma consulta!