A doença periodontal consiste numa infecção que ocorre em torno dos dentes, afetando seu suporte. Ela se dá por meio da proliferação de bactérias e fungos que compõem a placa dentária trazendo graves danos à saúde bucal e geral incluindo a perda de dentes. Também pode causar doença renal, parto prematuro e até infarto do miocárdio.
A doença periodontal é extremante silenciosa, não mostrando sintomas perceptíveis até que o seu estágio seja avançado. Está propenso a ter este problema adultos e crianças que não realizam a higienização bucal de forma adequada. Também há casos excepcionais, como os pacientes diabéticos e os fumantes, que são considerados grupo de risco para desenvolver a doença periodontal avançada, assim como os portadores do vírus HIV, quando não há um tratamento adequado para a condição.
Tipos de doenças periodontais
Gengivite
É o tipo mais leve e também o mais comum e, como o nome já denuncia, afeta apenas as gengivas do paciente. Causada pelo acúmulo de bactérias e, em geral, pela presença de tártaro, provoca vermelhidão e sangramento gengival ao leve toque e, em alguns casos, pode trazer um leve desconforto.
Periodontite crônica
Mais de 90% da população está propensa a desenvolver este tipo de condição, mas o que a população não sabe é como todo o processo acontece. O acúmulo da placa bacteriana ao longo do tempo provoca o crescimento de bactérias mais danosas, causando um desequilíbrio bacteriano no meio bucal (disbiose oral). Essa coleção bacteriana se acumula abaixo da gengiva e gera um processo inflamatório, o qual chamamos de bolsa periodontal. O organismo, na tentativa de se livrar do dano, começa a produzir células de defesa em excesso, que terminam por atacar a própria estrutura, levando à perda óssea ao redor dos dentes. Não só o dano local acontece, como também todo esse conjunto de bactérias pode cair na corrente sanguínea, afetando sua saúde como um todo.
Periodontite agressiva
É um tipo de periodontite de progressão rápida, rara e frequentemente grave, muitas vezes caracterizada pela idade precoce e uma tendência a se manifestar dentro de uma mesma família. Em geral, os pacientes têm uma quantidade de depósito bacteriano imcompatível com a gravidade da perda óssea, além de apresentar uma condição genética relacionada a resposta imunológica mais agressiva.
Sintomas da doença periodontal
O sintoma mais comum das doenças periodontais é o sangramento e vermelhidão das gengivas, por isso, caso ocorra com frequência, a visita ao dentista é imprescindível. Outros sinais comuns em casos mais avançados são: mudanças nas posições dos dentes e na mobilidade, inchaço e retração da gengiva.
O que causa a doença periodontal?
O principal causador das condições periodontais é o acúmulo da placa bacteriana. Daí a importância de promover uma remoção diária com a escovação correta e o uso do fio dental. Além das consultas periódicas para uma limpeza profissional (remoção do tártaro e profilaxia).
Condições modificadoras da doença periodontal
-
- Adolescentes e gestantes estão mais propensos a terem doenças periodontais devido a maior quantidade de hormônio circulante no sangue.
- Pessoas que fazem uso contínuo de certos medicamentos como anti-hipertensivos e anticonvulsivantes.
- Algumas condições como diabetes, síndrome de down e outras síndromes.
- Pacientes fumantes.
Tratamento da doença periodontal
Durante os estágios iniciais, o tratamento da doença periodontal consiste em intensificar a higiene bucal de forma correta, com o objetivo de evitar o acúmulo de bactérias. Quando já há formação de tártaro, o dentista deverá ser consultado para avaliação do caso. Na Vittal, clínica odontológica na Tijuca, você conta com profissionais capacitados para realizar o tratamento da doença periodontal com total segurança. O horário de funcionamento da clínica é de segunda a sexta, na Rua Haddock Lobo 210, salas 903 e 904. Tijuca – RJ. Agende uma consulta!