Escovas de dente coloridas dentro do pote | Tipos de escovas de dente

Tipos de escovas de dente

Você sabia que existem diferentes tipos de escovas de dente para diferentes tipos de boca? É isso mesmo, uma boca é diferente da outra, logo, os cuidados que cada uma necessita é único e deve ser feito de maneira correta para evitar surgimento de doenças bucais. O tamanho, forma, quantidade de cerdas, tudo isso deve ser escolhido de acordo com a idade, tipo de gengiva, tamanho da boca e presença ou não de aparelhos, próteses ou implantes.

Classificação das escovas

Dureza das cerdas

As escovas de dente são classificadas de acordo com a maciez das cerdas, são elas: macia, média e dura. O tipo mais recomendado pelos profissionais são as escovas macias, pois elas são melhoras na hora de remover restos de alimentos e alcançar lugares mais difíceis.

Cabo

Se você é o tipo de pessoa que coloca muita força na hora de escovar os dentes, opte por escovas com cabos flexíveis, pois eles absorvem uma parte do impacto, ajudando a minimizar a força usada na hora da escovação.

Cabeça

O formato da cabeça deve ser de acordo com o tamanho da sua boca. Se você tem dificuldade em limpar os dentes do fundo, escolha a escova com cabeça menor ou do tipo unitufo; elas conseguem alcançar os dentes em espaço pequenos e são indicadas para limpeza da margem gengival.

Aparelho

A higienização do aparelho dental deve ser feita adequadamente, pois é mais propenso a juntar restos de comida, favorecendo o surgimento de doenças. Por isso, além da escovação comuma escova comum, macia e de cabeça pequena, pode-se usar tmbém uma escova interdental para higienização entre os dentes, além do uso do fio dental que é indispensável.

Quando é hora de trocar a escova de dente?

De acordo com os dentistas, a troca de escova deve ser realizada de três em três meses ou se houver um desgaste excessivo das cerdas, prejudicando a escovação. As escovas dentais infantis podem precisar ser trocadas com mais frequência do que a de adultos.

Armazenamento da escova de dente

Após o uso a escova, ela deve ser lavada com água corrente,retirarando restos de comida ou pasta que possam ter ficado preso. Guarde-a em lugar arejado e evite lugares úmidos, pois esses tipos lugares são mais propensos a proliferação de microrganismo.

Aliados da escova de dente

O fio dental e a pasta de dente são fundamentais na hora da higiene bucal. O fio dental deve ser usado, pelo menos, uma vez ao dia e passar por todos os dentes.

As pastas de dente podem auxiliar de diversas formas: diminuindo a sensibilidade nos dentes, protegendo contra cáries e branqueando os dentes.

O limpador de língua e bochecha aumenta a qualidade da limpeza, porém é importante ressaltar que os limpadores que vêm junto com as escovas não fornecem a mesma limpeza e qualidade dos outros limpadores.

Visite o dentista

Fazer visitas regulares ao dentista é fundamental para prevenção e manutenção da saúde bucal. Por isso, mantenha o hábito de consultar sempre o dentista, no mínimo, duas vezes ao ano. Tire todas as dúvidas sobre higiene, produtos, remédios e tratamentos.

Além de escolher corretamente a escova de dente e a pasta dental, com a ajuda do profissional, saber escovar os dentes corretamente é fundamental para a prevenção de doenças. A Vittal, clínica odontológica na Tijuca, é multidisciplinar e atua na prevenção dos problemas bucais, além de oferecer implantes, clareamentos, facetas, aparelhos ortodônticos e mais. Agende uma consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *