O mau hálito é um incômodo que acomete entre 30 a 40% da população mundial. E em grande parte dos casos, a pessoa desconhece que tem o problema. Isso acontece porque, como o cheiro é uma constante, quem tem halitose passa a não senti-lo mais. Portanto, é importante ficar atento aos sintomas. Confira alguns mitos e verdades sobre o mau hálito
Alguns alimentos podem causar mau hálito?
Verdade. Alguns alimentos são capazes de alterar o hálito, especialmente alho e cebola. Outras comidas ricas em proteína e gordura, como salame, mortadela e linguiça também podem deixar mau cheiro na boca. Nesses casos, as partículas malcheirosas contidas nos alimentos são absorvidas no intestino e entram na corrente sanguínea. Como a quantidade dessas partículas é muito grande, o fígado não dá conta de metabolizá-las e, no processo de hematose (trocas gasosas nos pulmões), elas são eliminadas junto ao ar expirado, alterando o seu odor.
É verdade que uma pessoa pode ter mau hálito e não sentir o cheiro?
Sim. Devido a uma condição chamada de fadiga olfatória, em que o indivíduo se acostuma com o odor que sente constantemente, pessoas com mau hálito crônico não sentem o cheiro que vem da própria boca.
Mastigar ajuda a prevenir o mau hálito?
Parcialmente verdade. Mastigar pode ajudar a prevenir o mau hálito por estimular a produção de saliva, que protege e limpa a boca. Porém, não é só a mastigação que evita o mau cheiro. Se o hábito não for associado à higiene bucal completa, que inclui a escovação dos dentes, uso de fio dental e limpeza da língua, a pessoa vai continuar com a halitose.
Mascar chiclete e comer balas acaba com o mau hálito?
Mito. Os chicletes e balas até podem estimular a salivação e mascarar o mau hálito, porém não têm o poder de acabar com a halitose. Seu efeito é passageiro, e funciona apenas em casos mais leves.
Boca amarga é sinal de mau hálito?
Verdade. Apesar de não ser certeza absoluta de halitose, a boca amarga é um sinal de alerta.
O mau hálito vem do estômago?
O mau hálito raramente vem do estômago, ao contrário do que pensa a maioria das pessoas. Ele pode vir de problemas do fígado, dos rins, do intestino e de outras partes do corpo humano, mas raramente encontramos no estômago a causa da halitose.
A Vittal, clínica odontológica na Tijuca , possui uma equipe multidisciplinar capaz de oferecer serviços de qualidade em tratamentos para o mau hálito, além de implantes, clareamento, facetas, ortodontia e mais. Conheça!