saúde bucal ajuda na covid 19

Você sabia que a saúde bucal te ajuda a prevenir a Covid-19?

A saúde bucal te ajuda na Covid-19 e sua manutenção diária torna-se um importante aliada em sua prevenção.

Isto porque ela age diretamente aumentando sua imunidade que é um dos fatores mais importantes para que o coronavírus não te afete diretamente, pois além dos olhos e narinas, a boca é uma das principais vias de entrada para o vírus.

Sempre é necessário cuidar da saúde bucal. E este cuidado deve ser maior em tempos de pandemia!

Não só os cuidados com a higiene pessoal deverão ser mantidos, para manter um estado de saúde apto para a prevenção de doenças.

Cuidar da higiene da boca também é imprescindível para que não propaguem doenças.

Sua saúde se inicia pela boca!

Manter as mãos higienizadas é o primeiro passo!

Desta forma, você poderá, sem riscos, iniciar sua higienização bucal com uso de fio dental, escova dental e higienizador de língua.

Não é de hoje que devemos nos atentar e para a saúde de nossa boca. Ela previne, além de problemas pulmonares, a proliferação de bactérias.

Por isso, é muito importante manter sua higienização em dia.

Estudos britânicos, comprovam que a má higiene oral pode aumentar o risco de infecção nas pessoas, especialmente aquelas com comorbidades, ou seja, que apresentam mais de uma doença simultânea.

O estudo destacou que a carga bacteriana da boca pode resultar em superinfecção bacteriana e causar complicações para pacientes com COVID-19, como pneumonia, síndrome do desconforto respiratório agudo e sepse.

Como a higiene oral reduz o risco de infecções virais?

O elemento dentário apresenta uma superfície dura que não se descama, o que favorece o acúmulo progressivo das bactérias.

Essas bactérias, uma vez acumuladas, vão se organizar e se unir a mais bactérias formando o que chamamos de placa bacteriana.

A placa bacteriana só é devidamente removida se mantermos boas condições de higiene oral como uma boa escovação e  uso do fio dental.

Caso contrário, ela se acumula e provoca um desequilíbrio do meio bucal causando doenças gengivais como a gengivite ou periodontite (forma mais grave de doença).

Fique alerta com as infecções bucais!

As infecções bucais são, na maioria delas, silenciosas (chamadas de infecções crônicas).

Estudos comprovam que mais de 90% da população mundial sofra com  infecções bucais.

Por esse motivo, essas infecções de natureza crônica, desencadeiam uma resposta inflamatória capaz de comprometer nossa imunidade.

A higiene oral não é a erradicação total de vírus, bactérias e fungos da cavidade bucal, pois isso é impossível.

Mas, manter o equilíbrio reduz o risco de infecções  tanto virais quanto outros tipos de infecções.

Isso é conseguido por meio da higiene regular não somente com uma escova de dente adequada, mas também com o uso correto do fio dental.

Por que devo manter as consultas periódicas ao dentista?

Apesar da importância de manter um distanciamento social, o uso de máscaras e lavagem das mãos, não se deve deixar de consultar o seu dentista regularmente.

Isto porque além da melhoria da higiene bucal, uma consulta frequente ao dentista pode ajudar a reduzir a progressão e a ocorrência de doenças respiratórias, cardíacas, diminuição do risco de parto prematuro, artrite, artrose e problemas gastrointestinais, promovendo saúde e fortalecimento da imunidade.

Ir ao dentista para exames e limpeza de rotina é essencial.

Mesmo com a melhor rotina de escovação e fio dental, você ainda precisa de uma limpeza profissional pelo menos duas vezes por ano.

Uma limpeza dental feita pelo seu dentista remove com segurança qualquer acúmulo de placa que, caso não seja removida, continuará a evoluir com bactérias prejudiciais e se transformará em doenças gengivais crônicas (periodontite).

A saúde bucal e a saúde geral estão totalmente conectadas!

Por isso, evitar a ida ao dentista resultará em problemas de saúde bucal o que, neste momento de pandemia, não é nada aconselhável.

A VittalOdontologia, desde sua reabertura, adota todos os cuidados para que tanto pacientes quanto sua equipe possam manter suas consultas e procedimentos com a máxima segurança.

Assim, nossos pacientes poderão manter suas consultas em dia para uma saúde bucal ideal.

Entre em contato para marcar sua consulta de rotina, prevenir e evitar a propagação de doenças.